08 setembro 2009

USEECE INICIA INTERCÂMBIO COM A CEPA

.
Eventos dias 3 e 4 de outubro, em Fortaleza, com a presença do Presidente e outros integrantes da CEPA, marcam a aproximação entre as duas instituições espíritas.
.
O que é a USEECE
A União das Sociedades Espíritas do Estado do Ceará, fundada em 3 de outubro de 1993, congrega cerca de 50 casas espíritas daquele Estado do Nordeste brasileiro.
Dentre suas finalidades (ver http://useece.blogspot.com/) constam: o incentivo do estudo do espiritismo como “ciência, filosofía e moral” e também “promover o entrosamento e a permuta de experiências entre entidades congêneres de âmbito estadual, nacional e internacional”. Exatamente, dentro deste propósito, a USEECE iniciou aproximação com a CEPA, já tendo recebido a visita de seu delegado em João Pessoa, Néventon Vargas que se reuniu, em 27 de julho último, com a presidenta, Maria do Socorro Rocha e com André Luiz Borges dos Santos, presidente do Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres em cuja sede se situa a USEECE.
.

Conferência com Medran
e Mesa Redonda CEPA/USEECE

O encontro do próximo mês tem início dia 3 de outubro, data do aniversário de Allan Kardec e também da fundação da USEECE, com a conferência “Um Novo Tempo para o Espírito”, a ser proferida pelo ex-presidente da CEPA, Milton Medran Moreira no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (Av.Universidade, 3057, Benfica/Fortaleza). Será também feito o lançamento de um novo livro de Medran: “O Espírito de um Novo Tempo ou Um Novo Tempo para o Espírito.”
No dia 4/10, na sede da entidade anfitriã, varias mesas-redondas serão realizadas com dirigentes da USEECE e da CEPA. Na primeira delas, André Luiz Bezerra Borges dos Santos fará uma abordagem histórica da USEECE ressaltando sua identidade com ideias e propostas da CEPA. O presidente da CEPA, Dante López abordará “CEPA - História, Mitos e Vedades”. Medran falará sobre “A CEPA e o Laicismo”. Néventon Vargas sobre “Cristianismo e a Filosofia de Jesus”, Orlando Borges, da USEECE, sobre“O Espiritismo no Ceará” e o presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, Rui Paulo Nazário de Oliveira, enfocará o tema “Atualização e Vigência de Kardec”. Todas as mesas-redondas oportunizarão a ampla participação dos espíritas presentes.
Medran e sua esposa, Sílvia, permanecerão em Fortaleza por alguns dias, oportunidade em que visitarão instituições filiadas à USEECE, prosseguindo o diálogo com espíritas da região.