20 julho 2010

GRUPO ESPÍRITA LEON DENIS È FUNDADO

.
Com a presença da Presidenta da CEPABrasil, Alcione Moreno, foi fundado no dia 10 de julho do corrente ano em Vicente de Carvalho - Guarujá - SP, mais uma entidade de estudos espíritas fortemente ligada aos ideais livre pensadores defendidos historicamente pela Confederação Espírita Pan-Americana.

Com sede na Av. Osvaldo Cruz 1198/21 em Vicente de Carvalho, o Grupo Espírita Léon Denis é uma associação cultural e beneficente , de natureza espírita, que se insere dentro da perspectiva de uma visão filosófica e moral de espiritismo. Ele defende um Espiritismo laico, progressista e livre pensador. Na foto abaixo a Presidenta da CEPABrasil ladeada pelos companheiros fundadores do GELD



Carta de apresentação da nova entidade
O Grupo espírita Léon Denis (GELD) é uma associação cultural e beneficente, de natureza espírita, sem fins lucrativos, que tem por finalidade divulgar e estudar a filosofia espírita, a qual está consubstanciada nas obras do pedagogo francês Allan Kardec, bem como nas obras dos principais sucessores do mestre Francês.

O GELD se insere dentro da perspectiva de uma visão filosófica e moral de espiritismo. O GELD defende um Espiritismo laico, ou seja, neutro em questões religiosas, progressista, porque vê no espiritismo uma proposta cultural que acompanha o progresso da humanidade, e livre pensador, porque é absolutamente contrário a quaisquer tipos de dogmas e sectarismo.
O GELD, em obediência aos princípios kardecistas, não realiza ritualismos de qualquer natureza, pois estimula, apenas, o cultivo da amizade e da alegria de estarmos juntos em processo de aprendizado de uma filosofia verdadeiramente emancipadora do ser humano.
O GELD além de ser um grupo de estudos é, também, um grupo de ação solidaria que visa promover ações de caráter social, visando o bem comum, o que faz o GELD estar em absoluta sintonia com a filosofia espírita, a qual recomenda ao homem a prática da solidariedade e do amor ao próximo.
Neste sentido o GELD promove durante o ano visitas a instituições necessitadas de auxilio material e moral, promove grupos de reflexão sobre temáticas existenciais, com o intuito de fortalecer o ânimo dos participantes, com reflexões e pensamentos positivos, extraídos tanto da filosofia espírita quanto da sabedoria universal.
As ações solidárias do GELD não tem o caráter de mero assistencialismo, pois sempre buscam o reerguimento do indivíduo, em sua dimensão material, psicológica, moral e espiritual,buscando,igualmente, abrir uma perspectiva de sentido para a vida, a partir da compreensão da natureza humana, segundo os postulados espíritas.
O GELD se justifica em razão da necessidade de termos sociedades espíritas que priorizem a divulgação e o estudo da filosofia espírita, sem descuidar das ações de solidariedade e atendimento aos que, circunstancialmente, estão em situação de sofrimento e desamparo.

Finalmente o GELD é destinado àqueles que se questionam acerca do sentido da vida, do homem e do mundo, que desejam aprender permanentemente, que alimentam durante a vida a sede insaciável de saber, de conhecer, de forma livre e não dogmática, não sectária, mas sim, questionadora, inquiridora.
O GELD é destinado àqueles que desejam conhecer a filosofia espírita, em sua essência, a qual foi fundada por Allan Kardec, na França do século XIX, e se constitui em uma importante escola de pensamento filosófico espiritualista, ainda a ser melhor estudada, compreendida e assimilada, em suas propostas originais e revolucionárias.
O GELD se destina também àqueles que querem agir, que querem fazer alguma coisa, que não desejam passar a vida em brancas nuvens, sem nenhuma realização, sem nenhum bem realizado, sem nenhuma ação em favor dos habitantes deste lindo planeta azul.
O GELD é destinado, por fim, àqueles que vêm no Espiritismo não uma religião, ou “A religião”, como postulam alguns, mas sim, uma filosofia espiritualista, universalista, racionalista e humanista, profundamente libertadora dos misticismos, dogmas e superstições e de profundas conseqüências morais e sociais, as quais apontam na direção da felicidade do indivíduo e na melhoria das condições de vida do grupo social.

Venha conhecer uma proposta de espiritismo e associação espírita diferente, nem melhor nem pior que as outras, apenas diferente.

Você está convidado a participar de nossas reuniões.

A primeira Diretoria Executiva ficou assim constituida:

Presidente: Ricardo de Morais Nunes

Vice-Pres.: Kátia Cilene Guimarães da Costa Ferreira
Secretária: Delma Crotti
Tesoureira: Luciana Balbino da Cruz Nunes
Dir.Patrimônio: Jorge Luis Ferreira
Dir.Estudo: Ricardo de Morais Nunes e Delma Crotti
Dir. At,Fraterno: Luciana Balbino da Cruz Nunes
Dir.Eventos: Kátia C. G. da Costa Ferreira e Elisabete Queiroz Silva
Dir. Social: Odair da Cruz
Cons.Fiscal: Arlette Crotti, Olenilde Teles de Oliveira e Valter Pereira da Costa.